“A reforma política é a mãe de todas as reformas. Sem ela, as outras todas tem um impacto muito menor. É o mesmo que dar um carro zero quilômetro para quem não sabe dirigir.” Alceu Moreira

Home > Notícias

Alceu Moreira é eleito, por aclamação, o novo presidente do PMDB gaúcho

Por aclamação, o deputado Alceu Moreira foi eleito na tarde do último sábado, 25, o novo presidente do PMDB gaúcho. Na sua primeira manifestação à frente do Diretório Estadual, afirmou que é preciso construir um projeto...

27/03/2017

Por aclamação, o deputado federal Alceu Moreira foi eleito na tarde do último sábado, 25, o novo presidente do PMDB gaúcho. Na sua primeira manifestação à frente do Diretório Estadual, afirmou que é preciso construir um projeto de centro do País que deixe claro alguns conceitos e que a base desse conteúdo será o uso do capital com responsabilidade social. Para isso, anunciou que uma de suas primeiras ações será recriar o Instituto de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais (Iepes) - criado em 1972 pelo peemedebista André Forster. "O PMDB tem nos seus quadros uma capacidade intelectual gigantesca e de mobilização da mesma forma e nós certamente montaremos fóruns para fazer este debate altamente qualificado", explicou Alceu. Cerca de mil peemedebistas marcaram presença do encontro estadual que elegeu o novo dirigente.

O novo presidente agradeceu os companheiros de partido, o ex-presidente Ibsen Pinheiro - ao qual chamou de maestro na construção da composição chapa única do Diretório Estadual - e fez um agradecimento especial ao PMDB: "tenho orgulho de caminhar com vocês nesta nobre missão de fazer política buscando construir o futuro". Moreira relembrou sua trajetória de tantas lutas, quilômetros percorridos pelo estado e destacou a importância desta conquista na sua vida. "Cumprirei com dedicação extrema e humildade", afirmou.

O governador José Ivo Sartori declarou que este é o momento para discutir o partido e se organizar internamente para o trabalho que está por vir. O chefe do Executivo destacou que a unidade é a melhor maneira de continuar as mudanças e transformações iniciadas em 2015. "Chegou a hora de dizer ao PMDB: muita unidade, não alimentar nenhum preconceito e praticar a diversidade internamente no partido seja ela política, seja ela religiosa, ideológica, de gênero, seja do que for", declarou Sartori. Lembrando a história do partido, o líder reiterou que a união de pessoas diferentes foi fundamental para a conquista da democracia.

Perfil
O deputado federal Alceu Moreira é natural de Terra de Areia, antigo distrito de Osório, no Litoral Norte. Comerciante, firmou sua filiação ao partido em 1980 e em 1983 se elegeu vereador no município natal. Hoje, aos 62 anos, assume o que afirma ser um de seus sonhos: presidir o PMDB-RS. Com grande representatividade no litoral, Alceu mostrou trabalho não só entre 1983 e 1988, quando atuou como vereador, mas também como vice-prefeito (1993 - 1996) e prefeito reeleito (1997 - 2003) em Osório. Em 2003, foi eleito deputado estadual, tendo assumido a Secretaria Estadual da Habitação e Desenvolvimento Urbano entre 2003 e 2006. Alceu foi reeleito deputado estadual com 61.153 votos e cumpriu seu mandato na 52ª legislatura, quando assumiu a presidência da Assembleia Legislativa em 2008. Desde 2011 o líder atua como deputado federal. Nas últimas eleições, em 2014, foi o 3º candidato mais votado, com 152.421 votos.

  • Foto: Vinicius Reis

Fonte: Imprensa PMDB/RS