“Os custos de logística do Brasil estão entre os maiores do mundo, cerca de 20% do custo dos produtos. Enquanto não trabalharmos para o planejamento logístico de médio e longo prazos continuaremos para trás na competitividade com outros países.” Alceu Moreira

Home > Notícias

Isenção da erva-mate recebe parecer favorável na última comissão da Câmara

Nesta quinta-feira, 19, o projeto do deputado Alceu Moreira que isenta a zero cobrança de PIS/Pasep e Cofins da erva-mate recebeu parecer pela aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, último passo antes do Senado.

20/10/2017

Nesta quinta-feira, 19, o projeto do deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS) que isenta a zero cobrança de PIS/Pasep e Cofins da erva-mate recebeu parecer pela aprovação na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, último passo antes de seguir ao Senado.

Segundo Alceu Moreira, a desoneração é indispensável para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul por ser uma questão não apenas econômica, mas social. Os quatro estados reúnem aproximadamente 400 pequenas indústrias e mais de 30 mil produtores, sendo que somente no RS são 13 mil produtores distribuídos em 267 municípios.

O deputado lembrou também que o a isenção foi aprovada em 2013 pelo Congresso, através de Medida Provisória, mas vetada pela então presidente Dilma Rousseff, o que motivou a apresentação do projeto, a fim de atender a demanda do setor.