“Sem o setor primário para produzir alimentos não há como garantir o primeiro e mais importante direito da Constituição: a vida.” Alceu Moreira

Home > Notícias

Regulamentação de queijos artesanais avança na Câmara

Na mesma semana que queijos de estabelecimento da renomada chef Roberta Sudbrack foram apreendidos no Rock in Rio por possuírem apenas inspeção estadual, a Câmara aprovou em mais uma comissão o projeto que regulamenta...

19/09/2017

Na mesma semana que queijos de estabelecimento da renomada chef Roberta Sudbrack foram apreendidos no Rock in Rio por possuírem apenas inspeção estadual, a Câmara dos Deputados aprovou em mais uma comissão - Seguridade Social - o projeto que regulamenta a produção e comercialização do produto artesanal. 

De autoria do deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS), a proposta beneficial mais de 80 mil estabelecimentos produtores de queijos artesanais no país, como nos casos do Queijo Serrano gaúcho e do Queijo da Canastra mineiro. 

“Mesmo que elaborado sob rigoroso controle sanitário, o produto esbarra em barreiras legais para falta de regulação. Não tem sentido o produto poder ser consumido em um determinado estado e ao cruzar a fronteira ser condenado ", justificou o autor.