“É possível produzir alimento limpo usando somente as mãos, de forma colonial, artesanal. Queremos de volta as cadeias curtas, os marchantes, os moinhos, os engenhos e a possibilidade de ter novamente as nossas marcas locais, respeitando a cultura e os costumes alimentares da região.” Alceu Moreira

Home > Notícias

Ministério autoriza novo leilão para carvão mineral

Ministério autoriza novo leilão para carvão mineral O Ministério de Minas e Energia autorizou nesta semana, conforme publicação no Diário Oficial, a abertura de novo leilão para carvão mineral.

09/08/2017

O Ministério de Minas e Energia autorizou nesta semana, conforme publicação no Diário Oficial, a abertura de novo leilão para carvão mineral.

“A iniciativa não estava no horizonte do governo, mas após visita do ministro ao RS, no último mês, o uso do carvão foi revisto”, frisou o presidente da Frente do Carvão, deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS).

Na visita, o ministro Fernando Coelho acompanhou o governador José Ivo Sartori e o presidente da CRM, Edivilson Brum, nas instalações da Copelmi Mineração, no Baixo Jacuí.

"Atualmente o carvão responde por menos de 3% da matriz energética brasileira, enquanto a média mundial é superior a 40%”, explicou Brum.

O uso do carvão também contempla tecnologias avançadas que minimizam a emissão de gases e permitem o aproveitamento dos restos.