“É possível produzir alimento limpo usando somente as mãos, de forma colonial, artesanal. Queremos de volta as cadeias curtas, os marchantes, os moinhos, os engenhos e a possibilidade de ter novamente as nossas marcas locais, respeitando a cultura e os costumes alimentares da região.” Alceu Moreira

Home > Notícias

Alceu Moreira assume Frente do Carvão, mineral presente 90% no sul do país

O deputado Alceu Moreira assumiu nesta segunda, 24, a Frente Mista em Defesa do Carvão Mineral que até então era presidida pelo senador Paulo Bauer.

24/07/2017

O deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS) assumiu nesta segunda-feira, 24, a Frente Mista em Defesa do Carvão Mineral que até então era presidida pelo senador Paulo Bauer (PSDB/SC).

Segundo Alceu Moreira, o desafio do colegiado, composto por deputados e senadores, envolve a criação de uma política pública para o setor que tem as reservas concentradas em 90% no sul do país. “Existem tecnologias avançadas que minimizam consideravelmente a emissão de gases e possibilitam, por exemplo, o uso dos restos do carvão para fabricação de tijolos e pavimentação de ruas”, complementou.

Hoje a média mundial do uso de termelétricas para geração de energia é de 42%. No Brasil, representa somente 1,5% da geração de energia elétrica. O carvão mineral e seus subprodutos ainda podem ser utilizados na fabricação de lubrificantes, fertilizantes e diesel de baixo enxofre.

O governador José Ivo Sartori, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o secretário de Minas, Artur Lemos Jr., e o presidente da CRM, Edivilson Brum, participaram do ato de transmissão de cargo, ocorrido no Palácio Piratini, em Porto Alegre, e posteriormente em visita a Copelmi Mineração, no Baixo Jacuí.